Você já fez a limpeza de telhado esse ano? Se a sua resposta é não, saiba que o recomendado é já agendar essa manutenção.
Muita gente não sabe, mas esse tipo de processo de higienização precisa ser feito, ao menos, uma vez por ano. Isso porque, além de renovar a estética da cobertura, também pode ajudar a aumentar a vida útil das telhas e evitar problemas a médio e longo prazo.
O telhado sem sombra suporta uma série de condições adversas. Além de receber a ação de raios ultravioletas por horas, ele também precisa aguentar chuvas, ventos fortes e até mesmo granizo.
Isso sem contar em toda a poluição e sujeira presente no ar. Não podemos esquecer, também, de folhas, galhos e gravetos que se desprendem de árvores e que, apesar de pequenos, podem causar sérios danos.
A limpeza de telhado tem como objetivo eliminar esses resíduos e detritos que acabam se acumulando nas telhas com o passar dos dias. Dessa forma, é possível evitar problemas como danos as telhas ou até mesmo entupimento de rufos e calhas.
Além de aumentar a vida útil da cobertura, a limpeza de telhado também pode gerar vários outros benefícios para o imóvel, tais como:
A estética de um edifício pode dizer muito sobre o seu valor no mercado imobiliário. Um telhado ou fachada feios, acabam causando uma impressão de velho e danificado.
Consequentemente, pode haver uma desvalorização do bem. Por isso, inclusive, que a maioria dos proprietários que desejam vender valorizar um imóvel fazer uma limpeza completa, incluindo toda a parte externa.
Mais uma das vantagens é que é possível evitar infiltrações e umidade dentro do imóvel por meio da manutenção preventiva. Durante o processo de limpeza do telhado é possível, por exemplo, identificar telhas quebradas ou com rachaduras e já providenciar a troca.
Além disso, é por meio desse processo que o proprietário também poderá verificar se as calhas estão dando vazão suficiente.
Outro benefício é evitar custos futuros. Muita gente acaba se preocupando com o telhado apenas quando um grande problema surge, como, por exemplo, uma grande infiltração. E consequentemente acabam gastando muito para corrigir o problema.
Agora, com a manutenção preventiva, é possível identificar possíveis problemas antes que eles se tornem grandes e custosos demais. É mais fácil trocar uma telha rachada na limpeza anual, do que não identificar essa situação e só perceber quando todo o forro já está prejudicado.
Quer mais dicas para garantir mais durabilidade e beleza para o seu telhado? Então aproveite para acompanhar o blog das Telhas Araucária.