A inclinação do telhado é um detalhe muito importante na hora da construção, isso porque, ele pode interferir em toda a estrutura e na segurança da residência.
Além disso, é preciso sempre ter em mente que a inclinação interfere diretamente no escoamento da água da chuva com segurança. É a angulação que poderá garantir ou não que não haja acúmulos de água que formem goteiras e infiltrações.
Por isso, é importante ter em mente que não é qualquer inclinação que vale para os telhados. Existem ângulos específicos conforme o projeto, telha, luz do sol e etc.
Existe uma grande variedade de telhas disponíveis no mercado. Mais abaixo nós vamos mostrar algumas das mais comuns e suas respectivas de inclinações.
Essa é uma das telhas mais comuns no Brasil. Um dos principais diferenciais dessa alternativa é que ela tem um excelente conforto térmico, deixando os ambientes agradáveis, mesmo nos dias de muito sol e calor.
Contudo, as peças em cerâmica possuem um peso maior. Logo, o telhado precisa ser mais robusto com um bom madeiramento.
Além disso, como elas funcionam com o sistema de encaixe, é preciso ter uma inclinação maior.
Por isso, o ideal é que a porcentagem seja de 30%.
As telhas metálicas não são tão utilizadas dentro de projetos residenciais. Elas são mais comuns em galpões e edificações industriais.
Versáteis, elas são superleves a fixação é feita por meio de parafusos. Elas podem ser encontradas em formatos ondulares e trapezoidais.
Além disso, há uma grande variedade de cores para quem busca por flexibilidade criativa nos projetos.
Outro diferencial é que elas podem ser encomendadas sob medida, conforme as necessidades da sua construção.
No caso dessas telhas a porcentagem necessária é de 10%.
Essas telhas também são bem populares entre os brasileiros, principalmente nas residências. Isso porque, além de serem fáceis de instalar, elas são superleves, o que exige um madeiramento menos robusto.
Outra vantagem dessa alternativa é que ela tem um excelente custo. É uma das opções mais baratas, levando em conta a durabilidade delas.
Por serem mais leves, elas também exigem uma inclinação menor. A porcentagem ideal é de 10%.
Essas telhas acabam sendo amplamente utilizadas no lugar das de cerâmica. Contudo, por serem mais pesadas, o madeiramento também precisa ser mais forte.
Além disso, elas não dão tanta liberdade de curvatura. Por isso, é necessária uma porcentagem de inclinação mínima de 30%.
Aqui na Telhas Araucária você encontra uma grande variedade de telhas para o seu projeto. Confira o nosso catálogo on-line, ou se preferir, visite o nosso show room localizado na BR-476, 8048 – Porto das Laranjeiras, Araucária.