Se você quer aumentar a vida útil do seu telhado, bem como evitar dores de cabeça, a manutenção preventiva é fundamental. Tenha sempre em mente que a cobertura fica constantemente exposta a condições adversas.
Desde a incidência de raios UV, até chuvas. Logo, para garantir que ela esteja sempre em perfeito estado para proteger a sua casa, é preciso tomar pequenos cuidados e fazer pequenos reparos.
Nesse post nós separamos três práticas preventivas que você não pode deixar de fazer.
Um dos cuidados mais básicos da manutenção preventiva é a limpeza correta das calhas. Lembre-se que elas são essenciais para garantir a vazão d’água, evitando que ela se acumule nas telhas.
Acontece que elas podem acabar entupindo por conta de folhas, galhos e detritos que se acumulam. Logo, o ideal é olhar ao menos uma vez por mês se está tudo certo.
Se você tiver árvores próximas, o ideal é verificar com mais frequências as calhas.
Mais um dos cuidados de manutenção preventiva é avaliar o estado das telhas. Sempre observe se existem passagens de luz, pontos de umidade, ou qualquer outro sinal fora do comum.
Todos esses pequenos sinais podem indicar que existem telhas danificadas ou rachadas, e, com isso, você precisará fazer a troca o quanto antes para evitar mais dores de cabeça.
Essa verificação deve ser feita, no mÃnimo, uma vez por ano. No entanto, caso ocorram situações adversas, como temporais na sua região, o ideal é sempre fazer uma verificação após o evento, para ter certeza que está tudo certo.
Muita gente não sabe, mas impermeabilizar o telhado pode aumentar a vida útil dele em várias anos. Isso porque, a impermeabilização reduz a absorção de água, evitando assim o excesso de umidade.
Se você quer mais dicas como essas, não deixe de acompanhar o blog da Telhas Araucária.