Ainda não existem telhados à base de grandes tempestades e fortes ventos.
O que existe são meios de instalações e cuidados que podem reduzir o impacto no prejuízo quando a natureza fala mais forte.
Uma casa pode ser considerada uma construção resistente se permanecer ilesa e habitável mesmo depois de eventos climáticos extremos.
Nesse sentido, o telhado é o componente arquitetônico que garante essa resistência, uma vez que uma cobertura danificada torna a casa inabitável até que ela seja totalmente reparada e as telhas substituídas.
Uma telha resistente ao vento deve suportar climas extremos. Ao contrário do que prega o “senso comum” uma telha leve é mais resistente ao vento do que telha pesadas, como a de ardósia, a de concreto e a de cerâmica.
Isso se deve, principalmente, ao processo de montagem desses materiais de construção – enquanto uma telha leve é fortemente parafusada, as telha pesadas, normalmente, são encaixadas uma na outra, processo que oferece baixa resistência ao vento durante temporais.
Como exemplo de telha resistente ao vento, podemos citar a telha ecológica de fibra vegetal. Essa cobertura é capaz de resistir às intempéries e condições climáticas mais drásticas, como vendavais e furacões.
No teste do túnel de vento, essa cobertura leve permaneceu inalterada, mesmo quando submetida a ventos de até 290 km/h (quando instalada sobre uma estrutura de madeira) e a ventos de até 318 km/h (quando instalada sobre uma estrutura metálica).
É possível perceber que a maioria dos danos relacionados ao vento surge a partir das bordas do telhado, por isso, a boa fixação da telha ecológica é fundamental para aumentar a resistência da cobertura.
Uma telha resistente ao vento não irá ajudar muito se a estrutura do seu telhado não for boa.
Ao instalar um novo telhado, certifique-se de que a madeira apodrecida ou úmida seja totalmente removida e substituída por outra mais nova e resistente.
Também é importante proteger o material com produto impermeabilizante para aumentar sua durabilidade.
Também é possível optar por instalar a telha resistente ao vento sobre uma estrutura metálica, ainda mais leve do que uma de madeira.
Para garantir um telhado resistente ao vento é preciso que toda a estrutura esteja bem fixada.
Para isso, considere o uso de parafusos rosqueados e com juntas resistentes, que evitam que as telhas se desprendam da estrutura e permitem a passagem da água.